Curso de Formação Docente para a Educação Patrimonial

Neste MÓDULO I,  buscamos fundamentar o conceito de Educação Patrimonial e suas perspectivas práticas baseadas em metodologias ativas, possibilitando aos participantes a construção de um Plano de Ação/Pesquisa coerente com a proposta da Educação Patrimonial, que consistirá num projeto de intervenção prática no lócus de atuação que estão inseridos, nos Módulos subsequentes.

No MÓDULO II  - História,  Cultura e Ambiente no Alto Sertão da Bahia,  propomos estudos teórico-práticos que atravessam os conhecimentos sobre a história, a cultura e o ambiente deste território chamado Alto Sertão da Bahia, em diálogo com a valorização da cultura local, dos seus múltiplos saberes e fazeres, reconhecendo as diversas memórias e identidades que contribuíram e contribuem para a construção dessa região, de modo a fundamentar o projeto de intervenção dos cursistas.

 

Trataremos nesse MÓDULO III sobre as Possibilidades Pedagógicas para a Educação Patrimonial. Refletiremos sobre as diversas possibilidades para a Educação Patrimonial a partir do uso de literaturas, inventários culturais, bem como, das contribuições da Educação Museal e, numa aproximação com a realidade do território, será apresentado a experiência MASB  para direcionamentos  da práxis pedagógica docente.