Neste MÓDULO I, buscamos fundamentar o conceito de Educação Patrimonial e suas perspectivas práticas baseadas em metodologias ativas, possibilitando aos participantes a construção de um Plano de Ação/Pesquisa coerente com a proposta da Educação Patrimonial, que consistirá num projeto de intervenção prática no lócus de atuação que estão inseridos, nos Módulos subsequentes.
- Professor: Taislaine Caldas Pereira COORDENACAO - MASB
- Professor: Hilda Barbara Maia Cezario Coordenação - MASB
- Professor: Nivaldo Osvaldo Dutra MASB - PF
- Professor: Poliana da Silva Gomes Tutor - MPEJA
- Professor: Joseni Pereira Meira Reis UNEB - PF
- Professor: Josias Benevides da Silva UNEB - PF
- Professor: Rosemaria Joazeiro Pinto de Sousa UNEB - PF
No MÓDULO II - História, Cultura e Ambiente no Alto Sertão da Bahia, propomos estudos teórico-práticos que atravessam os conhecimentos sobre a história, a cultura e o ambiente deste território chamado Alto Sertão da Bahia, em diálogo com a valorização da cultura local, dos seus múltiplos saberes e fazeres, reconhecendo as diversas memórias e identidades que contribuíram e contribuem para a construção dessa região, de modo a fundamentar o projeto de intervenção dos cursistas.
- Professor: Taislaine Caldas Pereira COORDENACAO - MASB
- Professor: Hilda Barbara Maia Cezario Coordenação - MASB
- Professor: Nivaldo Osvaldo Dutra MASB - PF
- Professor: Poliana da Silva Gomes Tutor - MPEJA
- Professor: Joseni Pereira Meira Reis UNEB - PF
- Professor: Josias Benevides da Silva UNEB - PF
- Professor: Juliane dos Santos Amorim UNEB - PF
- Professor: Junivio da Silva Pimentel UNEB - PF
- Professor: Lielva Azevedo Aguiar UNEB - PF
- Professor: Maria Lucia Porto Silva Nogueira UNEB - PF
- Professor: Rosemaria Joazeiro Pinto de Sousa UNEB - PF
- Professor: Zezito Rodrigues da Silva UNEB - PF
Trataremos nesse MÓDULO III sobre as Possibilidades Pedagógicas para a Educação Patrimonial. Refletiremos sobre as diversas possibilidades para a Educação Patrimonial a partir do uso de literaturas, inventários culturais, bem como, das contribuições da Educação Museal e, numa aproximação com a realidade do território, será apresentado a experiência MASB para direcionamentos da práxis pedagógica docente.
- Professor: Taislaine Caldas Pereira COORDENACAO - MASB
- Professor: Hilda Barbara Maia Cezario Coordenação - MASB
- Professor: Poliana da Silva Gomes Tutor - MPEJA
- Professor: Rosemaria Joazeiro Pinto de Sousa UNEB - PF
Prezados (as) cursistas, concluiremos as atividades do curso de Formação Docente para a Educação Patrimonial 2022.2 com a socialização dos resultados de aplicações dos planos de ações desenvolvidos ao longo do curso, o que acontecerá de modo síncrono e presencial entre os dias 07/12 e 10/12/22, direcionando a uma avaliação das experiências pelos cursistas, docentes e coordenação.
Vamos firme nessa etapa final!!
- Professor: Taislaine Caldas Pereira COORDENACAO - MASB
- Professor: Hilda Barbara Maia Cezario Coordenação - MASB
- Professor: Poliana da Silva Gomes Tutor - MPEJA
- Professor: Rosemaria Joazeiro Pinto de Sousa UNEB - PF