Compreende o desenvolvimento histórico da tecnologia como produção histórico-cultural. Globalização e meio técnico-científico informacional. Impactos sociais, culturais e educacionais das novas tecnologias. Os novos sistemas de signos na mediação dos processos de ensino-aprendizagem. As relações entre sujeito- aprendiz e os sistemas de signos no sistema de ensino. As novas percepções de tempo e espaço e os novos territórios e formas de ensino e aprendizagem. Automação, inteligência artificial e pensamento humano. Críticas à racionalidade tecnológica e respostas sociais e educacionais.

Componente curricular 7º bloco - graduação em Educação Física  -Ementa

EMENTA

Didática, objeto de estudo, pressupostos, papel e importância da Didática na formação do professor; a Didática e as tendências pedagógicas no Brasil; problematização e análise crítica da prática pedagógica. Experiências alternativas para o ensino: características, pressupostos, componentes operacionais, avanços e limites. Questão do método: pressupostos teóricos, o método do conhecimento, o método dialético, o método didático no contexto da educação, a relação objeto-conteúdo-método, conceituação e classificação.