EJA - Comunidade de Práticas e Aprendizagens - RECÔNCAVO
Comunidade de Práticas e Aprendizagens - Territórios

Território do Recôncavo Baiano: Como pensar a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas com base nas singularidades econômicas, sociais, culturais e históricas do Território do Recôncavo Baiano?  

O Território de Identidade do Recôncavo Baiano é composto por 19 municípios, banhados pela Baia de Todos os Santos, e apresenta uma pluralidade cultural e étnica que faz da história do Estado da Bahia o grande marco da historicidade brasileira.

Foi nesse Território que a ancestralidade africana se instalou, com a força das águas, formando um povo forte com participação ativa nas lutas pela independência do país e na construção da cultura local, através da música, da dança, do samba, da prática da agricultura e no jeito muito especial de expressar a religiosidade.

Diante de tamanha riqueza, o curso de formação sobre a alfabetização terá o Território do Recôncavo como a maior referência para pensar a realidade social e as práticas educativas da leitura e escrita numa perspectiva identitária e emancipatória.

EJA - Comunidade de Práticas e Aprendizagens - LITORAL SUL
Comunidade de Práticas e Aprendizagens - Territórios

A pobreza como geradora de desigualdades. Educação popular a partir do pensamento de Paulo Freire em diálogo com outras teorias críticas da aprendizagem. Emancipação por meio da educação. Princípios da educação freiriana que fundamentam o Método de Alfabetização mediado pela leitura de mundo. As bases de uma sociedade injusta e desigual. Situações existenciais voltadas para o processo de conscientização socioeconômica. A educação como garantia dos direitos humanos e sociais. Alfabetização no contexto geral da sociedade brasileira, dando ênfase ao contexto baiano. A pobreza e as desigualdades, em confronto com a estrutura social, os direitos humanos, as práticas educativas e os movimentos sociais. O analfabetismo e a estrutura social e econômica de desigualdade de distribuição de renda no Brasil. Função social da estrutura da língua. O contexto da leitura de mundo vinculado à linguagem e à realidade social