EMENTA Estuda as principais Emergências Cirúrgicas, fundamentada no cuidado direcionado e escalonado ao paciente cirúrgico crítico, para promover sua estabilização e posterior encaminhamento para o tratamento definitivo. OBJETIVOS - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS OBJETIVO GERAL: Apresentar os princípios do cuidado do paciente cirúrgico crítico, necessário à formação do médico, reconhecendo e avaliando sua condição clínica, estabelecendo as prioridades de tratamento e conhecendo os princípios do tratamento clínico e operatório do paciente cirúrgico crítico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Reconhecer o paciente cirúrgico crítico  Estabelecer prioridades de atendimento focando na estabilização do paciente crítico  Reconhecer trauma como doença e promover sua prevençãoDiscutir os tratamentos definitivos essenciais para situações cirúrgicas de emergência Prevenir, reconhecer e estabelecer a conduta das principais complicações cirúrgicas de emergência.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Cinemática do Trauma 2. Manejo das Vias Aéreas 3. Manejo do Choque 4. Trauma Crânioencefálico 5. Trauma Raquimedular 6. Trauma de Face 7. Trauma Torácico 8. Trauma Abdominal 9. Trauma de Extremidades e de Bacia 10. Apendicite aguda 11. Colecistite aguda e colangite 12. Pancreatite aguda 13. Diverticulite aguda 14. Obstrução intestinal 15. Hemorragia Digestiva MÉTODOS Aulas Teóricas – expositivas, participativas; Aulas Práticas: Laboratório de Habilidades; Discussões da casos; Campos de prática. AVALIAÇÃO CRITÉRIOSA verificação do aproveitamento do aluno será feita por: a) Duas provas escritas durante o curso; as quais poderão conter questões de múltipla escolha e/ou abertas b) Avaliação formativa realizada pelo professor da turma prática, com base no desempenho do estudante. Tal desempenho será avaliado: com base em: - Assiduidade; - Participação nas discussões e conhecimento adquirido acerca dos temas em foco; - Execução de tarefas. A pontuação da nota da Prática será composta pela avaliação de cada um dos três componentes acima. RECURSOS NECESSÁRIOS Aulas Teóricas: Sala para o número total de alunos, contendo equipamento para projeção multimídia, quadro branco e caneta específica para este dispositivo.Aulas Práticas: Laboratório de Habilidades Algumas aulas terão lugar em hospital ou ambulatório.A maior parte das aulas deverá ocorrer em sala da UNEB. Algumas vezes haverá necessidade de equipamento de projeção; outras apenas de casos clínicos impressos e quadro branco com caneta apropriada. REFERÊNCIAS BÁSICAS ATLS - Advanced Trauma Life Support 9th ed., American College of Surgeons. Chicago, IL, 2012. 366 p. PHTLS - Pediatric Advanced Life Support, American Heart Association. Phoenix, AZ, 2012. 516 p. GREAVES, I. & PORTER, K. eds., Oxford Handbook of Pre-Hospital Care, Oxford, 2015. 707 p. MARTINS, H. et al. eds., Emergências Clínicas 8a ed., Barueri, SP: Manole, 2013. 1190 p.MATTOX, K.L., MOORE, E.E. & FELICIANO, D. V eds., Trauma 7th ed., New York: McGrand Hill, 2013. 1224 p. TOWNSEND, C.M. et al. eds., Sabiston Textbook of Surgery 19th ed., Philadelphia, PA: Elsevier, 2015. 2124 p. REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES Revista do Colégio Brasileiro de CirurgiõesJournal of the American College of Surgeons