A pobreza como geradora de desigualdades. Educação popular a partir do pensamento de Paulo Freire em diálogo com outras teorias críticas da aprendizagem. Emancipação por meio da educação. Princípios da educação freiriana que fundamentam o Método de Alfabetização mediado pela leitura de mundo. As bases de uma sociedade injusta e desigual. Situações existenciais voltadas para o processo de conscientização socioeconômica. A educação como garantia dos direitos humanos e sociais. Alfabetização no contexto geral da sociedade brasileira, dando ênfase ao contexto baiano. A pobreza e as desigualdades, em confronto com a estrutura social, os direitos humanos, as práticas educativas e os movimentos sociais. O analfabetismo e a estrutura social e econômica de desigualdade de distribuição de renda no Brasil. Função social da estrutura da língua. O contexto da leitura de mundo vinculado à linguagem e à realidade social
- Professor: Fabiano Viana Oliveira Monitor Uneb
- Professor: Erica Valeria Alves UNEAD - PF
- Professor: Carla Liane Nascimento dos Santos UNEB - PF
- Professor: DEBORA ALCINA REGO CHAVES UNEB - PF
- Professor: Eudaldo Francisco dos Santos Filho UNEB - PF
- Professor: Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque UNEB - PF
- Professor: Patricia Lessa UNEB - PF